sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Garimpar

Explorar preciosidades.
O que é precioso?
Aquilo que possui valor.
Particularmente abro-me com o leitor para dizer que eu sou uma garimpeira e as preciosidades que eu procuro são os amigos. O que eu acredito possuir o maior valor. No entanto, deixo-o aberto para dizer-me ou apenas refletir sobre o que considera sua preciosidade.
Sem nenhum tipo de julgamento e em respeito a opinião alheia, questionei algumas pessoas sobre o que está acima de tudo para elas, dentre as várias respostas, muitas disseram-me: Sua divindade religiosa, família, elas mesmas, companheiros e raros foram os que mencionaram AMIGOS em primeiro lugar.
Não pretendi provocar uma discussão, mas proponho uma breve reflexão sobre o assunto. Antes, recordemos do garimpo. Onde tem-se várias preciosidades à disposição do garimpeiro, seja qual for a escolhida para ser garimpada (diamante, rubi, esmeralda) cada uma terá o seu valor e a sua prioridade. Mas, seja qual for a pedra, ela sempre será preciosa, logo, o garimpeiro prioriza a preciosidade.
Agora retomo a minha pesquisa.
Segundo as respostas,
- A DIVINDADE RELIGIOSA é o amor, a salvação, o perdão, o amparo. Logo, trata-se de uma amizade também.
- A FAMÍLIA, que está na maioria das vezes ajudando nas dificuldades, dá todos os suportes, são a base da formação de uma personalidade. Entendo isso como um vínculo de amizade também.
- ELAS MESMAS, formadoras de opiniões, agindo em sua defesa e a do próximo em algumas situações. E, mantendo-se assim... seu próprio amigo, afinal, se você não for seu amigo, ninguém mais será. Logo, você também é o seu amigo.
- OS COMPANHEIROS, sempre ao nosso lado, nutrindo um sentimento forte tão similar a amizade e também o da amizade. Pois aqueles que escolhemos para nos acompanhar, não deixa de ser nossos amigos apenas por ocupar outra posição no nosso coração.
- OS AMIGOS, finalmente, por último e não menos importante para a reflexão. Eles dispensam qualquer classificação, a palavra já fala por si.

MAS, O QUE QUERO DIZER COM TUDO ISSO?

Que todos somos garimpeiros. Não importa o nome da pedra que se busca, será sempre a preciosidade dela que estaremos a procura. OS AMIGOS.
Por isso, é preciso dar o valor necessário a estes amigos, que nos acompanham, que estão perto, que estão longe.
Que estão além de qualquer definição e qualquer cargo que ocupe em nossas vidas.
Mãe, pai, Deus, Jeová, irmão, namorado, namorada, amante, ex-companheiro, dentre outros.
AMIGOS SÃO SEMPRE AMIGOS, nossos preciosos!

Este é um trabalho árduo e prazeiroso, mas de total capacidade desta pessoa garimpeira, que acaba por ler esta postagem.

2 comentários:

  1. Sempre acompanhando suas postagens... E adorando todas elas...

    Que bom que começou a dividir seus pensamentos conosco...
    Entre outras coisas te vejo agora como o sol, que ilumina meus pensamentos e clareia novos caminhos, saiba que suas palavras chegam sempre como o vento que suaviza e acalma minhas tempestades... ;)

    Não sou muito bom com as palavras, mas espero que essas sirvam de incentivo pra você continuar compartilhando ideias comigo e com todos que vem aqui!

    bjoss Minn

    ResponderExcluir
  2. Sobre um ótimo assunto você tratou. Esse garimpo é extremamente importante, mas, diferente de muitos a minha maior preciosidade é a família. Sem ela eu não sou nada. Amigos são importantíssimos, mas muitas vezes nos decepcionamos com eles. Ficou muito bom o texto. Continuo acompanhando. Beijão, Miin.

    ResponderExcluir